You Are Here: Home » Multimédia » Isabel Galriça Neto intervém sobre cuidados paliativos

Isabel Galriça Neto intervém sobre cuidados paliativos

O CDS-PP defendeu hoje a “plena integração dos cuidados paliativos no Serviço Nacional de Saúde” (SNS), considerando que esta deve ser uma área prioritária.

Numa declaração política no parlamento, a deputada Isabel Galriça Neto lembrou que as doenças graves e avançadas são “uma área prioritária” para o CDS, anunciando que vai propor “o estudo de medidas que visem a plena integração dos cuidados paliativos no SNS, a nível dos hospitais e do serviço domiciliário”. A parlamentar defendeu que se deve caminhar para um maior “acesso e articulação entre os profissionais” de cuidados paliativos, para “uma rede mais funcional e desburocratizada, que está “muito longe do modelo que ainda vigora”.
Isabel Galriça Neto criticou os anteriores governos socialistas, afirmando que “no passado as medidas contribuíram para o subdesenvolvimento destes cuidados específicos” e advertindo que distritos como Santarém, Viana, Aveiro, Leiria ou as próprias regiões autónomas “continuam a não ter respostas de cuidados paliativos”.
A deputada referiu que “apenas em quatro distritos” há resposta[ao nível de cuidados paliativos nos hospitais e mais de 25 por cento dos doentes internados nos hospitais têm necessidade destes cuidados”. Segundo Isabel Galriça Neto, “estes doentes podem ser tratados mais adequadamente, humanizando e trazendo qualidade assistencial a este setor, gastando melhor, com eficiência e sustentabilidade”.

Comentários

comentários

Clip to Evernote

Leave a Comment

pub-5496882007956346

© 2017 CDS-PP Barcelos | B R A N D U P | MARKETING

Scroll to top