You Are Here: Home » Notícias » Visita ao IPCA

Visita ao IPCA

Visita ao IPCA

NOTA DE IMPRENSA

Barcelos, 03 de Julho de 12

Os deputados eleitos do CDS/PP, Altino Bessa e Telmo Correia, conjuntamente com elementos da concelhia e juventude local, visitaram o Campus do IPCA, no passado dia 2 de julho, segunda-feira, de manhã, onde estiveram reunidos com o Presidente do IPCA, o Prof. João Carvalho e mais elementos da direção e Associação de Estudantes.

 

Do encontro, a comitiva do CDS/PP, tomou um melhor conhecimento do funcionamento e da estrutura do IPCA. Ouviram com atenção as preocupações e anseios, bem como os projetos que a Instituição pretende levar a efeito.

Ficaram a saber que o IPCA é das Instituições do Ensino superior que apresenta o orçamento mais baixo e com menor compartição do Estado por aluno, cerca de 50%face à média nacional; tem a 2ª propina mais baixa do país, e que mesmo assim conseguiu criar uma política de apoio social aos alunos com mais dificuldades económicas, a atribuição de Bolsas e prestar um serviço de transporte vantajoso entre Braga e Barcelos e entre a Estação do Caminho-de- Ferro e o Campus de S. Martinho. Graças a bom corpo docente e jovem e a uma gestão rigorosa, a ligação entre o IPCA e o tecido empresarial tem dado bons resultados, reflexo dos excelentes cursos ministrados pela Instituição, onde existe uma boa componente prática, com simulações de tarefas quotidianas que ocorrem nas atividades empresarias.

Dos projetos em curso, está em fase de construção as instalações para os Jogos Digitais, uma aposta forte da Instituição, onde aliás tem tido excelentes prestações a nível nacional e internacional. Recentemente, foi assinado um contrato de comodato com a Câmara Municipal de Barcelos, para a ligação pedonal entre o Campus e a cidade. É sabido que as acessibilidades ao Campus é um dos pontos fracos do IPCA, e o CDS vê com grande preocupação esta situação. O presidente da concelhia, José Manuel Cardoso, relembrou que o Presidente da Câmara, havia prometido os acessos para final do ano anterior mas que até hoje nada foi feito, apesar de estar sempre a abordar esta questão na Assembleia Municipal.

Outra necessidade premente para o IPCA é a construção de uma Residência Académica para os alunos. É a única Instituição do ensino superior que ainda não possui uma estrutura destas e que é fundamental para os alunos que vêm de fora da região.

Os deputados tomaram em boa nota todas estas preocupações e prometeram tudo fazer junto da tutela, para que o IPCA, consiga ter uma maior comparticipação financeira por parte do Estado para a Ação Social e com a inscrição de verbas para a concretização da Residência Académica.

Por fim, a comitiva do CDS/PP, felicitou o IPCA, pelo exemplo da boa gestão, da persistência, do sucesso académico, onde com poucos recursos e com as demais dificuldades se consegue obter um reconhecimento académico de excelência, que muito prestigia Barcelos e a região.

 

José Manuel A. Cardoso
Presidente CDS de Barcelos

Comentários

comentários

Clip to Evernote

Leave a Comment

pub-5496882007956346

© 2017 CDS-PP Barcelos | B R A N D U P | MARKETING

Scroll to top